Deni Zolin

Dois pesos, duas medidas: jogador banido, político “anistiado”

O atacante Ygor Catatau, que defendeu times como Vasco, Sampaio Corrêa e Vitória, foi banido do futebol brasileiro. O jogador, atualmente no Sepahan (Irã), foi julgado pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na última terça-feira (6), no Rio de Janeiro, por envolvimento em casos de manipulação para benefício de apostas. O resultado do julgamento foi publicado no site da entidade na quarta-feira. Cabe recurso.

 
Ygor de Oliveira Ferreira, de 27 anos, foi punido por infração ao artigo 242 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sobre “dar ou prometer vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico, atleta ou qualquer pessoa natural [...] para que, de qualquer modo, influencie o resultado de partida, prova ou equivalente”. O atacante ainda terá de pagar multa de R$ 70 mil. Por enquanto, o atleta – que recorrerá da pena – pode seguir atuando fora do país.

 
O jogador é um dos denunciados da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que investiga casos de manipulação em partidas de futebol das Séries A e B do Brasileiro de 2022 e de campeonatos estaduais desta temporada. Antes de Ygor, que estava no Sampaio Correia no ano passado, os meias Romário (ex-Vila Nova) e Gabriel Tota (ex-Juventude) e o goleiro Matheus Gomes (ex-Sergipe) também foram banidos do futebol nacional, em julgamentos anteriores.

 
Curiosamente, vários políticos roubam milhões de reais dos cofres públicos, prejudicando milhares de pessoas, mas conseguem conchavos para serem depois absolvidos e voltarem a se eleger, na maior cara de pau. Tem algo muito errado nisso tudo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra de terceira faixa na RSC-287 está parada há mais de um mês Anterior

Obra de terceira faixa na RSC-287 está parada há mais de um mês

O ecossistema de inovação de Santa Maria está dando frutos? Próximo

O ecossistema de inovação de Santa Maria está dando frutos?

Colunistas do Site